O cabeçote é uma peça considerada como elemento fixo em um motor de combustão interna ciclo Otto, Diesel e ciclo de dois tempos. O cabeçote é formado por seu corpo físico, representando uma massa maior, e composto por alguns outros componentes agregados a ele.
Com a função maior de ser a tampa superior do motor responsável por permitir a entrada da mistura carburante, assim como a sua saída, o cabeçote está sujeito a uma série de ataques em sua estrutura e por conseqüência sua interrupção de trabalho.
A temperatura é um dos maiores problemas que o cabeçote enfrenta seu funcionamento. Os ciclos intermitentes das explosões acumulam alta temperatura em sua massa e quando esta atinge determinado valor, em torno de 500° C começa a ocorrer o que se chama de agitação molecular. Os átomos de Alumínio (Al), por exemplo, começam a se expandirem até o ponto que ocorra a deformação do material ou ruptura da estrutura cristalina do mesmo. Daí por diante acontece o que comumente chamamos de empenamento.
A parte inferior do cabeçote, plana, onde encontramos as sedes de válvulas se deforma, é ai que entra o processo de retífica. Uma máquina industrial, constituída de uma mesa móvel e um fuso com rebolo é a responsável por retificar o cabeçote até que o mesmo se constitua de uma planicidade adequada.
Cabeçote na retifica, sendo preparado para plainar
Cabeçote depois da plaina
Para se poder realizar esta função o cabeçote dispõe de uma tolerância, ou sobra de material. Ao realizar o processo de retífica o rebolo vai avançando em toda a superfície tirando material do cabeçote até que o empenamento desapareça. Se a altura mínima do cabeçote, estipulada pelo fabricante, seja alcançada o cabeçote estará condenado.
MSR - Manzoni (Soldas Especiais & Retifica, Restauradora e Venda de Cabeçotes)
Rua da Aboliçao , 2811 Vila Joaquim Inacio Cep - 13045-750 Campinas/SP
F: (019) 3276-2600 / 3271-0095
WHATSAPP: +5519974188590
msrmanzoni@hotmail.com
Cabeçote Ducato / Boxer / Jumper 2.3 16V multijet
2009 A 2011 - EURO 3 R$3.550,00 (diesel s500)
2012 a 2019 - EURO 5 R$3.950,00 (diesel s10)
Multijet Diesel
Cabeçote foi feito reforçado maciço nas galerias de agua entre os cilindros, retificado completo e teste de trinca ok, completo, usinado sedes, assentamento, vedadores novos, pronto para montar.
Base de Troca - Garantia 6 meses com nota fiscal e garantia de mao de obra dentro do periodo.
a vista 3%
No cartao 5X sem juros ou ate 12x com juros
*este sistema de reforço das galerias foi desenvolvido e estudo, antes de ser colocado em pratica, este sidtema esta sendo executado nesses cabeçote desde 2011, e ate o momento nao tivemos nenhuma retorno ou reclamaçao dos clientes que adquiriram este cabeçote, tendo duvidas entre em contato e explicaremos melhor como funciona.